17 de set. de 2014

16ª Edição da FeiVest

Nos dias 10, 11 e 12 de setembro aconteceu a 16ª edição da FeiVest na UFPA que tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre os 330 cursos ofertados pela UFPA na capital e nos interiores do Pará, além de tirar dúvidas acerca do processo seletivo. Esse tipo de evento é importante para a confirmação da escolha profissional para alunos do ensino médio.

Os bolsistas do PIBID que participaram como expositores puderam divulgar o programa para os futuros calouros, estimulando a escolha da licenciatura dizendo suas vantagens e esclarecendo as possíveis dificuldades na carreira de docência.

Eliane, bolsista do PIBID

Para a bolsista Eliane "a participação na FeiVest possibilitou a interação entre os graduandos e os futuros ingressantes, auxiliando na orientação vocacional dos estudantes do ensino médio das escolas belemenses. Através da feira é possível a divulgação do curso de Ciências Biológicas e possibilita a agregação de pessoas com grande potencial de desenvolvimento para o curso".

Camille, bolsista do PIBID

Para Camille, a experiência nesse evento possibilita ver como o curso de Biologia é procurado pelos alunos do ensino médio. "Ficávamos mais alegres quando eles nos procuravam para saber sobre o curso de licenciatura e que diziam que queriam ser professores. Saber que as dificuldades em ser professor não são suficientes para afastar aqueles que querem seguir a carreira docente é simplesmente maravilhoso"

Bolsistas Iana e Suzi apresentando sobre o curso de Biologia na UFPA

Suzi, Iana e Camille



17 curiosidades que não são verdade segunda a Ciência

Aqui vai uma lista baseada no o site Mental Floss  que contem informações ou curiosidades sobre diferentes aspectos da ciência que, por algum motivo misterioso, se transformaram em verdades e passaram a ser propagadas entre as pessoas e precisam ser desmitificadas. Vamos a elas:

1. Pterodáctilos não são dinossauros
Não só os pterodáctilos, como também outros tipos de pterossauros, foram contemporâneos dos dinossauros mas, na verdade, foram répteis voadores.


2. A Lua não é a única responsável pelos movimentos das marés
Vale lembrar que a gravidade do Sol também exerce um papel importante sobre as águas do planeta.

3. O Sol não está queimando ou pegando fogo
O que vemos em fotos e representações, na verdade, é um enorme processo químico nuclear em que o Sol promove a transformação de átomos de hidrogênio em hélio.


4. As estrelas não cintilam
Ao contrário do que muitos pensam, as estrelas não piscam intermitentemente. Na verdade, elas refletem a luz que transpassa a atmofera, o que acaba, inclusive, distorcendo as imagens que chegam aos nossos olhos.

5. As baleias assassinas não são baleias
Por mais contraditório que isso soe, as baleias assassinas são, na verdade, os maiores mamíferos existentes na família das golfinhos. Ou seja, a orca é um golfinho!


6. Água com sal não ferve mais rapidamente
Na verdade, ao acrescentar sal na água, aumentamos seu ponto de ebulição e atrasamos o processo de fervura.

7. As galinhas não precisam de um galo para botar ovos
Ao contrário do que muitos pensam, a presença do galo não interfere na rotina das galinhas poedeiras. Com ou sem a companhia do macho, elas continuarão colocando seus ovos normalmente.

8. As moscas vivem mais do que 24 horas
Quem nunca ouviu falar que as moscas vivem apenas 24 horas? Pois, na próxima vez em que você estiver sendo perturbado por um desses insetos, lembre-se de que seu tempo de vida varia entre 20 e 30 dias.


9. Os girassóis não apontam para a direção do Sol
Contrariando a crença popular, os girassóis não seguem a trajetória do Sol longo do dia. O que podemos afirmar é que, em geral, as flores apontam para o leste.



10.A língua não é dividida em partes sensoriais diferentes
Certamente você já ouviu alguém explicando que as várias regiões da nossa língua permitem sentir melhor o gosto doce, azedo ou ácido dos alimentos. Na verdade, a superfície da língua é equipada de papilas que sentem todos os sabores – doce, salgado, azedo e amargo – por igual.

11. Um raio pode cair várias vezes no mesmo lugar
 Um raio pode – e cai! – mais de uma vez no mesmo lugar. O Empire State Bulding, nos Estados Unidos, é um dos principais prédios que pode derrubar esse mito: a construção foi atingida mais de 100 vezes somente no ano passado.


12.Os meteoros não caem na Terra pegando fogo
Uma das cenas mais comuns do cinema criou no nosso imaginário a ideia de que os meteoros sempre chegam a Terra (ou qualquer outro lugar que esteja em suas rotas) em chamas. No entanto, isso não é verdade e a ciência já se deparou, inclusive, com meteoros cobertos com gelo.

13. Não existe um produto químico que mude de cor para indicar que alguém fez xixi na água
Alguém já deve ter enganado você com aquela velha história de que existe um produto na água que vai mudar de cor se você fizer xixi. Saiba que essa informação não é verdadeira, mas é muito útil para manter um bom convívio dentro da piscina.

14. O centro da Terra não é formado de matéria líquida
Mais uma vez, por algum motivo misterioso nos levaram a pensar que o centro da Terra é formado por uma matéria líquida. A verdade é que a parte mais central do planeta é constituída de uma densa bola de ferro e níquel.

15. A maior parte dos diamantes não vem do carvão
Difícil acreditar que o mesmo material usado para escrever também pode se apresentar em forma de diamantes na natureza. Mas vale lembrar que os diamantes de carvão são a minoria, já que as pedras preciosas foram descobertas antes das plantas, portanto, antes mesmo do carvão.


16. Charles Darwin não é o autor da frase “a sobrevivência do mais forte”
A citação que aparece no capítulo 4 de “A Origem das Espécies” não passa de um empréstimo do filósofo inglês Herbert Spencer, o autor original do conceito.

Fontes: Mental Floss e Megacurioso

13 de set. de 2014

II Oficina de aulas práticas

No período de 11 a 14 de setembro ocorreu a II Oficina de Aulas Práticas cujo objetivo é demonstrar a utilização de práticas na escola para aprofundamentos dos conteúdos dados em sala de aula. Durante a oficina, os alunos do PIBID ministraram diversas práticas e assim, aprendermos um pouco mais sobre cada assunto abordado além de treinarmos para a atuação na escola.
Bolsistas PIBID e Orientadora Valéria

Suzi e Gabriel falando sobre Plasmólise

Camille demonstrando a prática de análise presuntiva da água

Extração de DNA

Camille e Gabriel fazendo a prática da ação da catalase

Prática de Plasmólise macroscópica

Prática de digestão de amido

Visualização de lâminas